Você sabia que na sua casa também existem aceleradores de partículas?
Os tubos de raios cátodos (CRT) de qualquer Tv ou monitor de computador é, na verdade, um acelerador de partículas. Esses tubos pegam essas partículas de cátodo e as aceleram mudando de direção. Depois, as faz colidir em moléculas de fósforo na tela. O resultado da colisão é um ponto de luz, ou um pixel, na sua TV ou no monitor do computador.
Os aceleradores de partículas podem pegar uma partícula, tal como um elétron, acelerá-lo até quase a velocidade da luz, colidi-lo com um átomo e dessa forma descobrir suas partes internas.
isso é o máximo, gera um grande foco de energia.
terça-feira, 6 de julho de 2010
segunda-feira, 5 de julho de 2010
Cern-Suíça
Professores brasileiros de física do ensino médio de escolas e centros tecnológicos federais viajam no próximo sábado para a Suíça, onde participarão, em Genebra, de curso promovido pela Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern, na sigla em francês). A entidade desenvolve o mais famoso experimento científico da atualidade, que é o grande acelerador de partículas, conhecido como LHC (Large Hadrons Collider). "É um programa para fazer com que professores do segundo grau tomem conhecimento de como a ciência no mundo opera. E é uma maneira de fazer com que eles levem isso para a sala de aula. Essa é a grande virtude do programa", disse nesta quinta Ronald Shellard, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Hoje, patrocinam o projeto a Secretaria de Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o CBPF (instituto de pesquisa vinculado ao MCT e o Cern. Gilberto Souza foi um dos selecionados para ir até a Suíça valoriza essa grande pesquisa científica. Sendo para nós nordestinos uma grande honra. Agradeço a ele por nos representar. Espero que daqui alguns anos eu também possa conhecer esse famoso “Acelerador de partículas”
Assinar:
Comentários (Atom)